quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Filmes Alemães no S. Jorge

Está a ganhar cada vez mais espaço na agenda cinematográfica lisboeta a Kino – Mostra de Cinema de Expressão Alemã, que, já na sua sexta edição, tem trazido o melhor da actual cinematografia germânica às salas capital.



Promovida pelo Goethe Institut Portugal, o ABC Cine-Clube de Lisboa e a EGEAC, a iniciativa decorre no Cinema São Jorge, a partir de hoje e até 29 de Janeiro.
A edição deste ano da Kino está, como habitualmente, repartida em duas partes: uma composta por uma selecção dos melhores e mais recentes filmes alemães e outra com uma selecção de fitas em redor de um tema específico, que nesta edição é o cinema documental alemão. O grande destaque este ano vai para a presença da realizadora Caroline Link, que assinou em 2003 o filme Algures em África, vencedor do Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, e virá apresentar o seu mais recente trabalho,Um Ano no Inverno (Im Winter ein Jahr).

Serão cerca de 20 filmes em que se incluem os últimos de Volker Schlöndorff, Doris Dörrie e Andrea Staka, respectivamente O Nono Dia (Der Neunte Tag), Flores de Cerejeira – Hanami (Kirschblüten – Hanami) e A Menina (Das Fräulein).

Mas o destaque principal vai para o documentário Auge in Auge (De Olhos nos Olhos – Uma História do Filme Alemão), de Michael Althen e Hans Helmut Prinzler, que passa em revista cem anos de Sétima Arte germânica.

1 comentário:

anne_ma disse...

GENIAL TERESA! Lass uns gehen!