A 28ª edição do Jazz em Agosto, de 5 a 14 de Agosto, apresenta seis concertos principais no palco de honra deste evento - o Anfiteatro ao Ar Livre da Fundação Calouste Gulbenkian. Mas este ano o festival estende-se a um novo e alternativo espaço da cidade: o Teatro do Bairro que se transforma em clube de jazz.
Do solo à big band
O concerto inaugural do Jazz em Agosto traz o pianista Cecil Taylor, figura emblemática dos últimos 50 anos da história do jazz, ao anfiteatro da Gulbenkian para uma rara actuação a solo que apresenta o lado intimista e multidimensional da sua obra.
A saxofonista alemã Ingrid Laubrock, com carreira em Londres e Nova Iorque, vem com o Quinteto Anti-House e actua no dia 6. O trompetista Wadada Leo Smith apresenta o Noneto Organic, dia 7, num concerto valorizado pelas imagens em tempo real do VJ Jesse Gilbert. Peter Brötzmann, saxofonista e clarinetista a celebrar 70, sobe ao palco com o Quarteto Hairy Bones, um novo projecto que explora e renova o espírito libertário do freejazz (dia 12).
Outra raridade chega dia 13. The Ex-Guitars meet Paal Nillsen-Love/Vandermark Duo, uma formação recente e surpreendente que mistura rock radical e improvisação jazz. John Hollenbeck encerra o Jazz em Agosto 2011 numa estreia europeia do seu Large Ensemble, uma orquestra de 18 músicos que redefine o tradicionalismo da big band.
Outros palcos
Este ano o Jazz em Agosto estende a sua programação ao Teatro do Bairro, sala recente e alternativa de Lisboa, ideal para acolher pequenas formações, em ambiente de clube de jazz. Luís Lopes Humanization 4tet, Darius Jones e o Quarteto Little Women, e FIRE!, um novo projecto de Mats Gustafsson, são as bandas convidadas. Após cada concerto, seguem-se sessões de música mixada pelos DJ Johnny e VJ PTV. Pela noite dentro e com imagens em tempo real.
De referir ainda a exibição de documentários na sala polivalente do Centro de Arte Moderna (sempre às 18h), relacionados com a temática dos concertos do anfiteatro ao ar livre.
Dia 14, a encerrar o festival, haverá uma conferência a cargo do crítico americano Bill Shoemaker (coordenador do jornal online Point of Departure) que servirá de enquadramento teórico à programação apresentada.
Mais informações em:
www.musica.gulbenkian.pt/jazz/
In lifecooler
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário