
Maio de 68 Paris - França
O terramoto social explicado àqueles que não o viveram
de Patrick Rotman
Edição/reimpressão: 2009
Editor: Guimarães Editores
ISBN: 9789726655527
Maio de 68: uma revolução? Uma crise de civilização? Que aconteceu afinal? De onde saiu? Que consequências teve na sociedade francesa? Este livro é uma espécie de narração analítica, que tem a ambição de descrever os «acontecimentos» e de os comentar ao mesmo tempo. Maio de 68 não foram dez semanas mas sim dez anos que mudaram a sociedade francesa. É o epicentro de um sismo social e cultural que começou em meados dos anos 60 e se prolongou até finais dos anos 70. É essa grande mudança que o livro avalia.
Maio de 68 Paris - França de Patrick Rotman

1 Km de Cada Vez
de Gonçalo Cadilhe
Os encontros, as leituras, os lugares mais recentes de um viajante singular.
Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 186
Editor: Oficina do Livro
ISBN: 9789895554867
Não há maior liberdade do que viajar ao sabor do tempo.
Neste novo livro de textos inéditos, o viajante apresenta ao leitor as suas impressões sobre as suas mais recentes andanças. Durante quinze meses, andou sem pressas e sem datas por destinos tão fabulosos e longínquos como as Galápagos, o Sudeste Asiático, a América Central, a África Austral, a Polinésia, as Caraíbas ou a Oceânia.
E, de terra em terra, entre um abraço e uma despedida, Gonçalo Cadilhe partilha com o leitor os encontros, os lugares, as leituras, os contratempos e as alegrias de uma viagem em slow-motion pelas estradas de um planeta sem segredos para o viajante mais determinado da actualidade.
1 Km de Cada Vez de Gonçalo Cadilhe
Excerto
«Não sei como estará a madrugada dentro de umas horas em Poon Hill. Deve estar completamente encoberta. A muralha exuberante das montanhas mais altas do planeta permanecerá ocultada por uma cortina de nuvens. Para muitos caminhantes que chegaram de todo o mundo será uma experiência frustrante. Para mim, uma revelação: volta sempre ao lugar onde foste feliz, Gonçalo. Mas à procura de outros tipos de felicidade, que aconteçam a outras horas do dia.»

Sobrevivi
de Immaculee Ilibagiza
Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 256
Editor: Edições Asa
ISBN: 9789892303956
Colecção: Documentos
Immaculée cresceu num país que adorava, rodeada de uma família carinhosa. Mas em 1994 o seu mundo idílico foi destruído quando o Ruanda mergulhou num holocausto sangrento. A família de Immaculée foi brutalmente assassinada durante uma chacina que durou três meses e ceifou as vidas de quase um milhão de pessoas. Milagrosamente, Immaculée conseguiu escapar. Durante noventa e um dias, ela e mais sete mulheres de etnia tutsi viveram em silêncio na minúscula casa de banho de um pastor local, enquanto centenas de assassinos as procuravam impiedosamente. A comida era escassa e o perigo constante. Um grupo de hutus armado com catanas chegou mesmo a revistar a casa onde as mulheres se refugiavam: "Havia muitas vozes, muitos assassinos. Conseguia visualizá-los na minha mente: os meus antigos amigos e vizinhos - que sempre me tinham cumprimentado com amor e bondade - a andarem pela casa, com lanças e catanas e chamando pelo meu nome", relembra.
Sobrevivi de Immaculee Ilibagiza

Nietzsche Para Stressados
99 comprimidos de filosofia radical para as inquietações do dia-a-dia
de Allan Percy
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 128
Editor: Pergaminho
ISBN: 9789727119561
Na tradição de livros como Mais Platão, Menos Prozac e Proust Pode Mudar a Sua Vida, este pequeno manual de «filosofia de bolso» oferece-lhe uma forma inovadora de superar os problemas e inquietações do quotidiano.
Nietzsche para Stressados reúne 99 máximas do génio alemão e revela a sua aplicação prática em todos os contextos e situações do quotidiano. Quer para preocupações profissionais, questões familiares complexas ou dilemas sentimentais, a filosofia de Nietzsche é altamente eficaz na descoberta de soluções. Cada capítulo deste livro tem início com um aforismo, seguido de uma interpretação prática que ajudará o leitor a tomar decisões, recuperar o ânimo, encontrar o rumo perdido e relativizar a importância de todos aqueles pequenos incómodos que nos assolam no dia-a-dia. Porque afinal, como disse Nietzsche no seu mais famoso aforismo: «Aquilo que não nos mata, torna-nos mais fortes.»
Nietzsche Para Stressados de Allan Percy